Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Papo Reto -

Papo Reto

O perfil do jovem religioso pós moderno

05/11/2014
Movimento nascido no meio evangélico e que procura atrair cristãos influenciados pela pós-modernidade, principalmente aqueles cristãos sem igreja

Movimento nascido no meio evangélico e que procura atrair cristãos influenciados pela pós-modernidade, principalmente aqueles cristãos sem igreja ou que se definem como desiludidos ou insatisfeitos com suas igrejas ou com todas as igrejas. Gente que se diz cansada ou frustrada com a organização e a trazição de suas denominações e com o "sistema" e "jeito de ser" do meio evangélico.

A Igreja Emergente convida esses cristãos insatisfeitos a viverem sua fé totalmente à margem do cristianismo organizado, seja em comunidades informais, sem qualquer título denominacional e onde a teologia pregada está sujeitaa a mutações constantes, ou até mesmo em comunidades oficiais, mas que adotem os mesmos princípios de reformulação teológica constante e aversão a todo tipo de "legalismo" e "ortodoxia inflexível" que são dos princípios básicos da IE.

Os adeptos da IE procuram descontruir e redefinir as crenças cristãs; não aceitam uniformidade e padrões; adaptam seus métoodos de expressão do cristianismo conforme a cultura pós-moderna, justificando sempre com a afirmação de que estão em busca de novos significados para a adoração, de uma nova compreensão de Deus fora das "amarras" das teologias sistemáticas do meio evangélico e de uma vida cristã menos legalista e que interaja mais com os anseios do nosso tempo.

Em vez de lutar pela saúde espiritual de igrejas que estão eventualemente morrendo, os emergentes celebram a morte delas para que uma nova igreja, radicalmente diferente de todas elas e supostamente melhor, levante-se e estabeleça-se. Em vez de combaterem os erros unindo-se aos cristãos de várias denominações que defendem o evangelho em sua pureza tanto no meio evangélico como um todo quanto em suas próprias igrejas, os emergentes rejeitam tudo, refazem tudo e, como não podia ser diferetne para quem age assim, criam eles mesmos o seu próprio evangelho à imagem e semelhança de sua época.

O melhor cristão de hoje não é maior ou mais evoluído do que o melhor cristão da Igreja Primitiva ou dos grandes avivamentos. Afirmar o contrário e ainda defender que uma igreja influenciada pelos princípios da pós-modernidade é mais refinada e de um nível superior em relação às igrejas de todas as fases da História trata-se não apenas de uma ilusão, mas também de uma tremenda injustiça.

Em suma, baseado nessa idéia, a religião passou a ser simplesmente um clube social espiritual, cujo foco principal não é Deus , mas sim o próprio homem, onde se reúnem somente para buscarem algo metafísico, sem que lhe seja cobrado algo posteriormente.

Adaptado: A sedução das novas teologias, de Silas Daniel



COMENTE




Papo Reto -
Senta aqui. A gente precisa conversar