Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Papo Reto -

Papo Reto

Viver não é gastar

Viver não é gastar
17/07/2014
O estilo de trabalho baseado em 40 horas semanais leva ao ser humano a viver um estilo de vida padrão. Nesse roteiro, as pessoas precisam "viver" a noite e nos fins de semana.

O estilo de trabalho baseado em 40 horas semanais leva ao ser humano a viver um estilo de vida padrão. Nesse roteiro, as pessoas precisam "viver" a noite e nos fins de semana. O que isso significa? Gastar com entretenimento e conveniências, já que o nosso tempo livre é tão pouco.

Existem outras atividades que custam pouco e estão sumindo cada vez mais do convívio. Ler, exercitar, fazer caminhada, meditar, escrever, conversar na "porta da calçada", admirar a brisa do mar. A similaridade evidente entre estas atividades é que elas custam muito pouco ou nenhum dinheiro, mas exigem tempo.

É por isso que entendo, que nesse curto espaço de tempo, a última coisa que queremos é se exercitar. Também é a última coisa que faríamos depois do jantar ou antes de dormir ou assim que acordamos, e esses seriam os únicos momentos possíveis para fazer isso num dia de semana.

O dia de trabalho com oito horas é muito lucrativo para grandes empresas, não graças à quantidade de trabalho realizada nessas oito horas (o trabalhador médio de escritório trabalha de fato por menos de três dessas oito horas), mas porque faz com as pessoas se tornem mais propensas a comprar. Fazer com que as pessoas tenham pouco tempo livre significa que elas vão pagar bem mais por conveniência, gratificação e qualquer outro alívio que possam comprar. Faz com que elas continuem assistindo televisão, e os seus comerciais. As mantém pouco ambiciosas fora do trabalho.

Se todo mundo parasse de comprar coisas desnecessárias a economia entraria em colapso e nunca se recuperaria. Pessoas saudáveis e felizes não sentem que precisam de muita coisa que já não tenham, e isso significa que elas não compram um monte de porcarias, não precisam de tanto entretenimento e acabam não assistindo a tantos comerciais.

Acho que estamos todos, sem exceção, delirando e nos enroscando juntos. Talvez seja melhor, no meio dessa confusão toda, oferecer um pouco de liberdade quando tivermos uma pequena experiência dela.



COMENTE




Papo Reto -
Senta aqui. A gente precisa conversar