Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Papo Reto -

Papo Reto

Você é um homem ou um rato?

Você é um homem ou um rato?
15/07/2014
Você pode sair humilhado como um homem, mas ainda assim um homem, ou vitorioso como um rato, mas ainda um rato.

Um homem que não consegue ser honesto em seu cotidiano não tem nada do que se orgulhar. De que vale essa máscara carregada de ousadia, caráter e coragem? Somos surpreendidos por pessoas "sem palavra". Juram de dedos cruzados, mas que recuam alegando impossibilidade e correm na hora do pegar pra capar.

Homens não pontuais, vida financeira bagunçada, promessas de amor mentirosas e pactos não cumpridos. Falamos muito de moral, ética, postura rígida. Mas quando somos pegos numa blitz queremos subornar o guarda ou reclamamos do absurdo da lei. Qual a credibilidade que um homem assim dá a si mesmo? Homens assim não vistos como alguém que não se pode confiar. Pessoa que ninguém se arrisca a botar a mão no fogo. Credibilidade questionada, conselhos sem valor algum, reputação fraca e sem poder moral da palavra.

O que acaba com a vida emocional de uma homem não é a baixa autoestima. O problema é mais embaixo: falta de integridade consigo mesmo. Mais cedo ou mais tarde a vida construída em falácias consecutivas começa a desmoronar. Nenhum truque barato poderá resolver o dilema moral.

Com o tempo, a juventude, beleza e dinheiro não conseguirão sustentar o vazio de seu caráter. É preciso de valor moral. Poderá enganar muitas mulheres, muitos chefes e funcionários, mas por dentro saberá que é uma farsa. As pessoas se afastarão e suas emoções e falas serão vazias de conteúdo. Não há mais o que esconder. A verdade fala mais alto.

Palavras coerente com boas ações é a única garantia que se pode ter. Ser homem é também assumir os erros, perdoar, ceder; mas acima de tudo, ter "firmeza de propósito".



COMENTE




Papo Reto -
Senta aqui. A gente precisa conversar