Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Santo Estilo - Mara Dalllenna

Santo Estilo

Como escolher sua base!

24/05/2014

Oiiie meninas!!! Vamos falar de make?! Ainda não tinha feito nenhum post de maquiagem aqui, e nem sei porquê! Rsrsrs... Daí que esses dias coincidentemente algumas amigas (incluindo minha irmã mais velha super, mega, ultra indecisa!) me pediram ajuda e tiraram dúvidas sobre que tipo de base eu uso, ou qual seria a melhor para o rosto delas. Então, vou aproveitar as dicas que dei para elas e compartilhar aqui com vocês!

E nada melhor para começar a falar de make, do que partir do início mesmo: a base! Tem muita gente que tem dúvida na hora de comprar esse produto simplesmente porque são inúmeras opções e formatos disponíveis. Tem base líquida, em bastão, em pó, em mousse, e sempre rola aquela pergunta: qual será a melhor?

Gente, seguinte, esses formatos de base servem para todo tipo de pele, o que diferencia é o tipo de cobertura que você deseja dar ao rosto. Se quer um cobertura fina, média, ou aquela pele de boneca mesmo. Ou ainda se você vai utilizar no dia a dia, ou numa festa à noite. E outro fator importante a considerar é o seu tipo de pele: mista, oleosa ou seca.

Por exemplo, minha pele é mista, ou seja, ela fica brilhosa rapidamente na zona ‘T’ (testa, nariz, queixo), então uso sempre bases livres de óleo. As de pele oleosa devem fazer o mesmo! Mas a base que uso para o dia, é diferente da base de quando eu quero fazer aquela make poderosa para ir a um casamento, por exemplo.

Para trabalhar, resolver algumas coisinhas do dia a dia, prefiro uma cobertura leve, apenas para diminuir minhas olheiras (que são enooormes!) e corrigir alguma imperfeição. Já para a noite, prefiro aquela cobertura mais completa, que deixa a pele igual a da Barbie! Rsrsrs... Porque sei que vai segurar a noite inteira!

Então, entendido o fator tipo de pele, tipo de base, vamos às compras! E é onde um outro grande erro acontece. Não sei quem inventou esta história, mas a menina vai comprar a base, não sabe que tom é o melhor, e aí faz o quê? Taca a base no pulso, porque obviamente é o lugar que ela vai realmente precisar usar a base (sqn)! Hahahahahaha...

Genteeeee... pelamordedeus, testem o produto antes de usar, na forma como você vai usar! O tom da pele do seu rosto não é o mesmo do seu braço. O sol que incide sobre seu rosto é infinitamente diferente do sol que incide no seu pulso. Sim, pode ser que em alguém esse truquinho deu certo, mas não é bom confiar não.

Sabe o que eu faço? Divido o rosto no meio, e passo a base só na metade do rosto e comparo se é o tom correto. Vale também passar a base no rosto inteiro e depois tirar fotos com e sem flash para ver se você não vai ficar com cara de fantasma na hora do click! Rsrsrsrs...

Lembrando: o tom da base deve ser igual ou o mais parecido possível da sua pele! A base é como o nome diz, é o básico da maquiagem. É para corrigir imperfeições como cravos, espinhas, disfarçar os poros abertos. A cor da maquiagem virá com os próximos itens, como blush, batom, sombra. Geralmente se você usa o tom errado da sua base para mais claro ou mais escuro, provavelmente está arriscando toda a produção!

E para aplicar? Qual a melhor forma? Bom, já ouvi dizer que a melhor forma de aplicar é com o pincel. De fato, o pincel deixa a base mais diluída na pele, mas é um processo bem mais demorado, se você tiver com tempo, se joga no pincel.

Eu prefiro usar uma esponjinha em formato de gota, como essa da foto aí embaixo. Ela é mais prática que o pincel e deixa um efeito mais natural. No dia a dia, uso a esponjinha ou a mão mesmo. Aplico a base direto em todo o rosto e depois vou espalhando com a esponja ou com a mão, dependendo da pressa! Quando estou com mais tempo e fazendo uma produção maior, vou para o pincel.

Lembrando sempre que a pele deve estar limpa e hidratada, e se for usar as mãos para espalhar a base, elas também devem estar bem lavadas. Além de uma questão de higiene, a pele fica mais seca.

A minha esponjinha comprei no site miniinthebox.com pela pechincha de uns R$ 3,00! Mas já vi muita lojinha no insta que vende por uns R$ 30,00! O que é um absurdo, de fato. Afinal, é uma esponja. Não tem segredo nenhum nela!

Achei esta imagem na internet, que ajuda a você identificar que tom de base é ideal para o tom da sua pele. Tem também alguns sites que ajudam você a comparar quais as bases de diferentes marcas tem tons equivalentes como o http://www.temptalia.com/foundation-matrix e o http://findation.com/.

E aí meninas,gostaram das dicas? Vocês tem algum truque na hora de escolher a base? Quais as que vocês preferem? Deixem aí nos coments!

 

Bjos!



COMENTE




Santo Estilo - Mara Dalllenna
Moda, estilo, comportamento