Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Papo Reto -

Papo Reto

Cuidado com a santidade em excesso

05/06/2014
O modelo de cristão denominacional é uma pedra dentro das igrejas. Amantes de si mesmo, incapazes de diálogo e incapacidade de aprendizado.

Todo mundo conhece alguém que apresenta religiosidade em excesso. Aquela pessoa que só fala de Deus, ou que classifica toda e qualquer atitude como certa ou errada. Era a santidade do 'Reteté'. Até que nunca foi crente, observa o 'fogo puro da unção' que essa pessoa pode transmitir.

O modelo denominacional de ser igreja formou um tipo específico de crente: Assistir cultos frequentemente, desempenhar funções específicas, financiar o funcionamento da igreja e projetos, ser aluno da escola bíblica dominical, ser membro ou dizimista. Não estou dizendo que não se deve fazer as atribuições anteriores, mas a caracterização de cristianismo atribuiada quem segue essas práticas é uma atitude equivocada.

Gente assim não faz nenhuma diferença. Este tipo de crente sabe — que o mundo jaz no maligno, que pecadores não prestam, que não há pecado mortal. O crente denominacionalizado não faz diferença porque insiste em ocupar o papel de juiz, de mestre, de senhor da realidade. Vivem fingindo crer às vezes até em Deus, mas não creem e tomam decisões baseados na sua descrença interior.

Pelo excesso de fé, julgamos as pessoas, vivemos um amor de fachada, falamos que estamos pronto para servir mesmo vivendo uma vida de comodismo. Esse perfil de falso cristão são incapazes de aprendizado, incapazes de diálogo; que ficam irados quando descobrem que você não crê do jeito deles, ou que você pratica outra maneira de crer em Jesus. São atitudes típicas de fariseus, que Jesus tanto condenou. São os doutores da Lei, os que tomam tudo ao pé da letra e não são capazes de uma simples exegese do texto sagrado. Descontextualizando as palavras da Biblia, cometem toda sorte de erros e isto os torna arrogantes e prepotentes, e so atraem para si pessoas que não conseguem ter o dom do discernimento. Jesus Cristo disse: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.

Do que adianta falar de Deus 24 horas por dia, se Ele não estiver no seu coração? Se Deus não for realmente o motivo da sua vida, qualquer ilusão ou vento passageiro vai te fazer cair. As pessoas precisam ver Deus na nossa vida, não pelo nosso exagero, mas pela nossa felicidade em serví-lo.
Se as pessoas se afastam de você, cuidado. Quem sabe o deus que você está mostrando, seja um deus desnecessário!

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

Romanos 12:9



COMENTE




Papo Reto -
Senta aqui. A gente precisa conversar