Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Papo Reto -

Papo Reto

Fissura e fragilidade

27/02/2014
Insegurança, mente paranóica e fragilidade masculina.

Como não consegue administrar e admitir suas inseguranças, o homem precisa eleger um inimigo imaginário, uma figura hipotética que estaria à espreita em qualquer lugar para roubar sua mulher.

A mente sempre cria uma fixação nos pontos de fissura e fragilidade. Quando alguém está muito bem resolvido financeiramente, não precisa ficar falando disso o tempo inteiro, pois está focado em qualidade de vida e novos projetos. Quem fala de dinheiro o tempo todo é quem passa aperto com isso ou nunca se sente potente (note o trocadilho) o suficiente para pensar em outras coisas.

O relacionamento amoroso, enquanto vivência humana, deveria ser um espaço de crescimento, relaxamento, diversão e entrega. Os casais ciumentos, no entanto, parecem viver em outra estação, pois habitam um lugar de rivalidade potencial. Nesse tipo de interação, a única coisa que pode garantir a segurança é a presença física ou a monitoração das atividades do outro.

O grande temor do homem inseguro é ser feito de bobo, pois para ele existe essa possibilidade constante e iminente. Ele não está empoderado em si mesmo, mas em referências externas que o certificam de seu valor. Se sua mulher o trai, ele seria invariavelmente um trouxa e não alguém que terá que lidar com essa questão com maturidade para entender o cenário geral.

Para a mente paranoica, o problema está sempre lá fora, perseguindo suas melhores intenções. Ser esperto nesse sentido é passar a vida se cercando e garantindo que ninguém aja pelas suas costas.

Na realidade, ele está pouco concentrado em sua felicidade, mas em impedir que outros desestabilizem sua frágil segurança que está fora de si e não dentro.



COMENTE




Papo Reto -
Senta aqui. A gente precisa conversar