Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Tem De Tudo -

Tem De Tudo

Para Líderes de Jovens e Adolescentes

07/07/2014
o jovem rico

Graça e paz do soberano Deus aos jovos e jovas!

Quero compartilhar com meus queridos amigos, líderes de jovens e adolescentes algo que os ajudará no processo da fortificação do relacionamento interpessoal e confiança genuína para com seus liderados. Em nossos dias existem inúmeros abismos de tamanhos e profundidades diferentes, senti-me compelido a tratar desse assunto, baseado no texto bíblico de Marcos 10.17-30, onde relata do encontro do jovem rico com Jesus.

Nos diz assim o texto: "E pondo-se a caminho, correu para Ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom mestre que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas de bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

Três atitudes encontramos aqui neste encontro e espero que tais atitudes possam ser absorvidas pelos leitores. São elas: Parar, Ouvir e Dialogar. Jesus estava pondo-se a caminho, ele estava andando, devido sua incansável missão de levar as boas novas a outras cidades e a povoados que careciam ouvir a palavra de Deus. (Lucas 4.43) Mas Jesus diferentemente de muitos, tem tempo para nos atender, nos ouvir e nos responder, sim, Jesus tem tempo para atender a mim, a você e há tantos outros que desejarem correr aos seus pés. E esse jovem rico assim o fez, ele correu até Jesus, porque já estava a continuar sua caminhada em prol da missão que tinha recebido de Deus. Mas ao correr e ajoelhar-se aos pés do Senhor, Jesus para de caminhar para atendê-lo. Indago aos meus queridos líderes, você tem parado para atender seus jovens ou adolescentes? Tem separado um tempo para fortificar seu relacionamento com eles? Ouço o muito falar, que o líder não pode ter muito contato com os liderados, não pode envolver-se com eles, que precisa manter-se no pedestal da autoridade, porque isso pode gerar uma intimidade e logo perde-se a moral para se liderar. Outros, defendem que a proximidade deve existir para que a confiança cresça mais e mais, para que atendam a voz do líder, para que aprendam a respeitar a liderança. Enfim, existem muitas correntes de pensamento.

Outra atitude que vemos no texto é Jesus ouviu ao jovem rico. Em outras passagens, Jesus parou também para ouvir, Ele não somente falava, mas também ouvia as pessoas, ouvia suas necessidades, seus desejos, suas ânsias, ouvia aquilo que incomodava por dentro a cada um, mesmo sendo onisciente e conhecendo os corações e as intenções, o Senhor separava tempo para ouvir as pessoas. Em nossos dias precisamos marcar na agenda, ver com a secretaria a disponibilidade dos homens de Deus que deveriam parar e nos ouvir sem qualquer condição ou tempo cronometrado. Meu querido líder, ouça o que seu liderado tem a dizer, ouça com cuidado e atenção, assim como todos nós queremos ter atenção em relação as nosssa necessidades, nossos liderados precisam tê-la também. Lembre-se que Deus te escolheu para liderar, te deu a oportunidade para compartilhar aquilo que você já viveu, sentiu, sofreu e aprendeu com aqueles que vivem nesse momento experiências para crescerem como pessoas e como servos de Deus.

Por último, o texto diz que Jesus dialogou com ele. A intenção agora era de perscrutar o coração daquele jovem, seguindo o texto encontramos algo mais profundo, Jesus o amou, olhem aqui algo para reforçar o diálogo: Amor! Converse com amor no seu falar, no seu olhar para com seu liderado, assim, ele não procurará conselhos no mundo, nem nos amigos da escola ou da faculdade, não! Eles irão recorrer a você, que é o líder, que tem o parâmetro de vida correta diante de Deus, assim, eles vão querer se vestir como você, falar como você fala, se emocionar com a mesma intensidade que você manifesta. Lembre-se devemos ser o padrão dos fiéis (1 Timóteo 4.12), e isso é bom! Por que o fim é levá-los a apresentarem seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, a fim de que sejam transformados pela renovação do entendimento e experimentem qual seja a boa, agradável e perfeita vontade Deus! (Romanos 12.1,2)

Querido líder, pare, ouça e dialogue com amor com seu liderado. Você verá a bênção do Senhor sobre eles e verá a confirmação do teu chamado pelo Senhor.

Abraços fraternos! E lembrem-se tem de tudo!



COMENTE




Tem De Tudo -
Se liga no conteúdo